segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Amigo é casa"

Esses dias, em meus pensamentos nostálgicos, lembrei da infância ao lado das minhas primas; do contato diário com minhas (ex) vizinhas Márcia e Eva; dos tempos da escola quando estudava na casa de Lu e Dani Godoy; da época da faculdade junto a Luiza, Swati, Vilma, Engraçadinha; do "Clube da terça" na casa de Debora Nega; das baladas com Robinha; das presepadas de Sheila; dos amigos que fiz no primeiro emprego: Nelly, Jana Preta, Jujubinha, Debrinha, Guga, Flavinho (desde o Cirandinha, na verdade), Ju Leal, Flá, Marcinho (Luizinho por consequência), Tatá, Márcia, Lu Pacheco, Mau-Mau, Aninha, Marcinha... (inventamos torta do fim do mundo, café da manhã, almoços no Makro, compra de guloseimas e coca light em Jô...); do pessoal da Microlite: BB, Rafa, Popozão, Esperzinha, Lady, Lelê, tia Janja, Mãe Suzi, Fátima, Júlio...; de tomar uma na casa de Sissi; dos domingos assistindo Sex and the City na casa de Dani Meg; das amigas que fiz por intermédio de outras amigas; do período em que Rafa ainda trabalhava comigo (colocamos café na garrafa de coca-cola e deixamos no congelador... A vítima foi Mendonça... KKKKKKK); das reuniões oficiosas no reino de Avilan; das viagens a Gramado com a família; à Curitzzzziba com a Cheeseland; à cidade maravilhosa com parte da família real (Rainha Mãe, Meg Rainha e Meg Princess), Jana Branca e Karlota...

Senti muitas saudades desses momentos e vou sentir sempre, mas é uma saudade sadia, que não deprime, afinal, a vida é cheia de fases e, vez por outra, nós mesmos ou nossos amigos podem tomar rumos inesperados... Não adianta brigar com a vida porque sabemos que haverá o momento da separação seja por qualquer circunstância, por isso é que quando sentimos por alguém uma amizade sincera e desinterassada devemos vivê-la plenamente, pois não sabemos quando, por um capricho ou obra dos céus, essa amizade vai trilhar um caminho diferente... Se construímos algo sólido, levaremos para o resto da vida... E, amanhã ou depois, encontrando esse amigo, vai parecer que ficamos apenas um dia sem nos vermos...

E cá pra nós, com os recursos que temos hoje em dia (internet, telefone, carta, sinal de fumaça até...), é bem possível manter contato com todas as pessoas queridas e, de certa forma, senti-las sempre por perto! Entre um trabalho e outro, dá para participar de reuniões virtuais, falar ao telefone, trocar umas palavras no msn, responder um e-mail, etc... Sem falar que, fazendo algum malabarismo em nossas agendas, podemos marcar happy hour, quem sabe...

Uma das minhas melhores amigas mora fora do país e, por incrível que pareça, intensificamos nossa comunicação depois que ela se mudou... Desde sua ida, acompanho suas expectativas, medos, emprego, mudanças de endereço (já foram duas...), viagens, gravidez, até mesmo quando ela se hospitalizou só soube porque não tive resposta dos e-mails, fiquei preocupada e liguei para Dra. Ana... De lá, ela também está por dentro dos acontecimentos ao meu redor... Temos uma sintonia enorme. Uma pensa e a outra já está ligando e vice-versa... Graças à tecnologia, continuamos participando uma da vida da outra...

Investir em uma relação de amizade é investir em amor, lealdade, confiança, compreensão, dedicação, atenção, cumplicidade, companheirismo, perdão, respeito, entre tantos outros bons sentimentos. Nesse "mercado", creio que minhas "ações" estão em alta... Sou uma felizarda, posso afirmar! Eu me sinto muito querida pelos meus verdadeiros amigos (entre eles incluo minha família) e também quero a todos um bem maior ainda...

Apenas para registrar essa pequena homenagem às minhas verdadeiras amizades, deixo esse trecho de uma música de Zélia Duncan, cujo nome é o título desse post:

"Amigo é feito casa que se faz aos poucos
e com paciência pra durar pra sempre
Mas é preciso ter muito tijolo e terra
preparar reboco, construir tramelas
Usar a sapiência de um João-de-barro
que constrói com arte a sua residência
há que o alicerce seja muito resistente
que às chuvas e aos ventos possa então a proteger...

...Amigo que é amigo quando quer estar presente
faz-se quase transparente sem deixar-se perceber
Amigo é pra ficar, se chegar, se achegar,
se abraçar, se beijar, se louvar, bendizer
Amigo a gente acolhe, recolhe e agasalha
e oferece lugar pra dormir e comer
Amigo que é amigo não puxa tapete
oferece pra gente o melhor que tem e o que nem tem
quando não tem, finge que tem,
faz o que pode e o seu coração reparte que nem pão"

Beijos
Lu

4 comentários:

  1. Lindo amiga, porque de fato de vc é uma amiga. Vc fez, faz e fará parte da minha vida sempre, já tivemos várias provas disso. O alicerce foi feito de concreto e tenho certeza que não se quebrará, não importa que vento nos leve.

    Te amo muuuito!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Gorda, "E verdade" so me faz lembra UGCAC kaka!! inesquesiveis momentos Lu tb te amo muito bisusssssss
    P.S: qualquer dia faço um mensagem de fumaça esta foi "Demais" so vindo da gorda!!!bisus

    ResponderExcluir
  3. Lú, lindo post! É bom saber que se é querida! Saiba que a reciproca é verdadeira! randão!
    Ei, vai visitar Vitinho visse? Eva vai gostar da tua visita!Bjus, Márcia

    ResponderExcluir
  4. Achei o espaço dedicado a minha pessoa muito pequeno, mas... no mais, uma mensagem linda!!! Te amo, IPA!
    Ro
    Robaby
    Robinha

    ResponderExcluir